Motivos para o Brasil ir mal no Pisa vão além da falta de conhecimento sobre as disciplinas, diz pesquisador
Dados do Pisa 2018 mostram que país segue estagnado em nível bem abaixo da média da OCDE. Naercio Menezes Filho, professor do Insper, é coautor de estudo sobre o Pisa 2015 que explica fatores por trás dos fracos resultados brasileiros.
Por Elida Oliveira e Ana Carolina Moreno, G1
Os resultados negativos do Brasil na edição 2018 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês), divulgados nesta terça-feira (3), podem não ser uma consequência apenas da falta de conhecimento por parte dos estudantes que fizeram a prova.
Segundo Naercio Menezes Filho, professor do Insper, em São Paulo, na edição de 2015, a maioria dos brasileiros nem sequer abriu todas as questões para respondê-las. Ele aponta que os estudantes podem desistir da resolução da prova porque encontram dificuldade no nível das perguntas, porque não são estimulados a se dedicar ao teste, ou porque não têm habilidades socioemocionais, como garra e resiliência.
Os dados do Pisa apontam que 68% dos estudantes não souberam o básico de matemática; 50,1% apresentaram baixo desempenho em leitura e 55,3%, baixo desempenho em ciência.
Menezes e outros três pesquisadores publicaram, no ano passado, um estudo com base nos dados do Pisa 2015, a primeira edição em que a prova foi aplicada no Brasil totalmente no computador. Na edição mais recente, a mesma metodologia foi reaplicada.
"Nós descobrimos que os alunos brasileiros vão mal no Pisa em parte porque nem abrem as questões para respondê-las", afirmou Naercio Menezes, do Insper, sobre os dados da edição 2015 da prova.
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