segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Programa do Curso

 Disciplina Educação Comparada

Objetivos

O objetivo central desta disciplina é abordar, sob a perspectiva histórica, filosófica, sociológica, cultural, curricular, avaliativa, política e/ou administrativa, questões educacionais de âmbito nacional e internacional, redimensionando, pelo conhecimento e pela comparação, o seu significado e favorecendo uma melhor compreensão do contexto brasileiro na sua multiplicidade.

Conteúdos

1.         Globalização e Educação.

2.         Definição, fins e desenvolvimentos da educação comparada.

3.         Visões e conceitos históricos da Educação Comparada.

4.         O Método da Educação Comparada; como construir comparáveis.

6.         Programas de avaliação no Brasil.

7.         Programas de avaliação Internacional.

9.         Educação comparada junto aos sujeitos imigrantes, nas relações étnico raciais e de inclusão.

Métodos Utilizados

Aulas dialogadas, relatos de experiência, trabalhos em grupo.

Agosto

Dia 06 (Aula 1) – Apresentação do Curso Educação Comparada

a) Apresentação da professora;

b) Apresentação dos alunos e das alunas;

c) Levantamento dos interesses sobre o que estudar na disciplina intitulada Educação Comparada.

Dia 13 (Aula 2) – Por uma outra globalização

Atividade 1 – Apresentação do Programa do Curso

Atividade 2 – Discussão do Tema Globalização e Educação (Documentário – Milton Santos)

O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte. O cineasta conheceu Milton Santos em 1995, e desde então tinha planos para filmar o geógrafo. Os anos foram passando e, somente em 2001, Tendler realizou o que seria a última entrevista de Milton (que viria a morrer cinco meses depois). Baseado nesse primeiro ponto de partida o documentário procura explicar, ou até mesmo elucidar, essa tal Globalização da qual tanto ouvimos falar.

O documentário percorre algumas trilhas desses caminhos apontados por Milton, vemos movimentos na Bolívia, na França, México e chegamos ao Brasil, na periferia de Brasília.

Em Ceilândia, a câmera nos mostra pessoas dispostas a mudar as manchetes dos jornais que só falam da comunidade para retratar a violência local. Adirley Queiroz, ex-jogador de futebol, hoje cineasta, estudou os textos de Milton e procura novos caminhos para fugir do 'sistema' ou do Globaritarismo - termo criado por Milton Santos para designar a nova ordem mundial.

Milton Almeida dos Santos (Brotas de Macaúbas, 3 de maio de 1926 - São Paulo, 24 de junho de 2001) foi um geógrafo brasileiro. Apesar de ter se graduado em direito, Milton destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970.

https://www.youtube.com/watch?v=sdSwEezXrAk&t=482s

Atividade individual 1 - Elaborar três ideias interessantes do documentário

Dia 20 (Aula 3) –  Por uma Outra Globalização

Dia 27 (Aula 4) - História e sentido da Educação Comparada

Bibliografia

FERREIRA, António Gomes. O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 124-138, maio/ago. 2008. revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/download/2764/2111

KAZAMIAS, Andreas M. Educação Comparada: uma reflexão histórica. In: Cowen, Robert; Kazamias, Andreas M; Ulterhalter, Eliane (Orgs). Educação comparada: panorama internacional e perspectivas; v.1, p. 55-79, Brasília: UNESCO, CAPES, 2012. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000217707

Série da BBC The World’s Best School

https://www.google.com/search?q=%E2%80%A2+S%C3%A9rie+da+BBC+The+World%E2%80%99s+Best+School&oq=%E2%80%A2%09S%C3%A9rie+da+BBC+The+World%E2%80%99s+Best+School+&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOTIHCAEQABjvBTIHCAIQABjvBTIKCAMQABiABBiiBDIHCAQQABjvBTIHCAUQABjvBdIBCTUzODFqMGoxNagCCLACAfEFvfppcMwcT0g&sourceid=chrome&ie=UTF-8#fpstate=ive&vld=cid:81906afc,vid:liyn5xWvx44,st:0

Atividade individual 2 - elaborar três ideais interessantes de um dos textos.

Setembro

Dia 3 – Semana da Pátria – Não haverá aulas

Dia 10 (Aula 5) – Globalização e Educação

Bibliografia

CONRAD, Sebastian. O que é história global? São Paulo: Edições 70, 2025. Pg-53-75

DALE, Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma cultura educacional mundial comum ou localizando uma agenda globalmente estruturada para a educação? Educação, Sociedade & Culturas. Lisboa, 2001. N.16, p.133-160. https://www.scielo.br/j/es/a/bJbBCJS5DvngSvwz9hngDXK/?format=pdf&lang=pt

Atividade individual 3 - elaborar três ideais interessantes de um dos textos.

Dia 17 (Aula 6) – Educação & Comparação – Como construir comparáveis?

Bibliografia

DETIENNNE, M. Construir comparáveis. In: _____. Comparar o incomparável. São Paulo: Ideias e Letras, 2004, p. 45-68.

GVIRTZ, Silvina; VIDAL, Diana; BICCAS, Maurilane. As reformas educativas como objeto de pesquisa em história comparada da educação na Argentina e no Brasil. In.:VIDAL, Diana e ASCOLANI, Adrián (Orgs.). Reformas Educativas no Brasil e na Argentina: ensaios de história comparada da educação (1820-2000). Editora Cortez, 2009, p.13-42.

Atividade individual 4 - elaborar três ideais interessantes de um dos textos.

Dia 24 (Aula 7) – Reformas Educacionais Contemporâneas

Bibliografia

GARCIA, Maria Manuela Alves. Políticas educacionais contemporâneas: tecnologias, imaginários e regimes éticos.  Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 45 set./dez. 2010. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kZTK8sHPWFkvbpwTKfzZqRv/?format=pdf&lang=pt

MAUÉS, Olgaíses Cabral; JUNIOR, William Pessoa da Mota. O Banco Mundial e as Políticas Educacionais Brasileiras. Educação & Realidade. V. 39, n. 4, 2014 https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/40923

AZEVEDO, Giselle Ferreira Amaral de Miranda; CARDOSO, Maria José Pires Barros. As reformas educacionais no Brasil e os impactos na gestão da Escola Pública. 2010. https://anpae.org.br/iberoamericano2016/publicacao/cntnt/artigos/eixo_1/E1_A029.html

Entrevista com Helena Bomeny, professora de Sociologia da UERJ. Parte 1 -  Reformas Educacionais - Programa complementar ao curso de Pedagogia Univesp / Unesp -  2008 https://www.youtube.com/watch?v=Vo93Oxf72zA&t=247s&ab_channel=UNIVESP

Entrevista com Helena Bomeny, professora de Sociologia da UERJ. Parte 2 – Reformas Educacionais - Programa complementar ao curso de Pedagogia Univesp / Unesp https://www.youtube.com/watch?v=b15Y5lHwpFQ&ab_channel=UNIVESP

Atividade individual 5 - elaborar três ideais interessantes de um dos textos e entrevistas.

Outubro

Dia 01 (Aula 8) –  Análise do PISA e do Estudo Comparativo

Tema - PISA (Internacional) Programme for International Student Assessment Este programa visa avaliar a capacidade dos jovens de 15 anos no uso dos seus conhecimentos, de forma a enfrentarem os desafios da vida real, em vez de simplesmente avaliar o domínio que detêm sobre os conteúdos do seu currículo escolar específico.

Bibliografia

COSTA, Estela. AFONSO, Natercio. Os instrumentos de regulação baseados no conhecimento: o Caso do PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT (PISA). Educação Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1037-1055, set./dez. 2009 1037 Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a06.pdf

VILLANI, Maria Luisa; OLIVEIRA, Dalila Andrade. Avaliação Nacional e Internacional no Brasil: os vínculos entre o PISA e o IDEB. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43, n. 4, p. 1343-1362, out./dez. 2018

https://www.scielo.br/j/edreal/a/7BLgKmGCDYCQtqQsgJwMnHD/?format=html&lang=pt

SOARES, Sergei Suarez Dillon. NASCIMENTO, Paulo A. Meyer M. Evolução do desempenho cognitivo do Brasil de 2000 a 2009 face aos demais países. Instituto de Pesquisas Aplicadas, Brasília, 2001. http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1641.pdf

Desafios da Educação: Andreas Schleicher - PISA: Programa Internacional de Avaliação de Alunos - https://www.youtube.com/watch?v=uKR_uM2g8kU&ab_channel=UNIVESP

Atividade individual 6 - elaborar três idéias interessantes

Dia 08 (Aula 09) – Análise de países que participam no PISA

a) Destino - Brasil

O Brasil entrou com o pé direito no século XXI para deixar de ser só uma promessa. Fortalecimento da moeda, queda da inflação, aumento das exportações viraram manchetes de jornais. Mas qual a relação entre este período de bons resultados na economia e melhorias efetivas em termos de educação? Como o líder econômico e político da América Latina pode virar também uma referência em educação? O Brasil ainda não passou no teste, mas se a transformação está a caminho, iremos mostrar os bons passos dados na direção certa. E a partir daí ajudar a entender melhor como cada um dos alunos brasileiros poderá ter uma educação realmente de qualidade. É fundamental trazer para o seminário os tipos diferenciados de escolas criadas pelos movimentos sociais e que foram assegurados pelas políticas públicas, exemplos: escolas indígenas, quilombola, MST, etc.

https://www.youtube.com/watch?v=jp8ZVWU1gl8&ab_channel=CanalFutura

PISA 2022: Por que o Brasil está nas últimas posições em matemática, ciências e leitura?

https://futura.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/noticia/pisa-2022-por-que-o-brasil-esta-nas-ultimas-posicoes-em-matematica-leitura-ciencias

Avaliação nacional - Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=210&Itemid=324 Publicações - http://www.publicacoes.inep.gov.br/resultados.asp?cat=6&subcat=4

Atividade individual 7 - elaborar três ideias interessantes

Dia 15 (Aula 10) – Semana da Educação

Dia 22 (Aula 11) – Desconstruindo a Educação Comparada

Nóvoa, Antonio. Ilusões e desilusões da Educação Comparada: política e conhecimento. Dossiê Temático "Entre Paris e Pisa: 200 anos de Educação Comparada. Educação Sociedade & Cultura. https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/82/105

DEVECHI, Catia Piccolo  Viero;  TAUCHEN, Gionara; TREVISAN, Amarildo Luiz. A figura do outro na educação comparada: uma perspectiva de aprendizagem comunicativa. Revista Brasileira de Educação. V. 23,  2018. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/jxHTxGGHs4FjqgGTR4B46LC/?lang=pt&format=pdf

Atividade individual  8 - elaborar três ideias interessantes

Dia 29 – (Aula 12) – Discussão do Trabalho Final

Novembro

Dia 05 –  (Aula 13) - Definir o tema 

Dia 12 - (Aula 14) - Definir o tema

Dia 19 - (Aula 15) – Seminário Final e Entrega do Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário