Disciplina Educação Comparada
Objetivos
O objetivo
central desta disciplina é abordar, sob a perspectiva histórica, filosófica,
sociológica, cultural, curricular, avaliativa, política e/ou administrativa,
questões educacionais de âmbito nacional e internacional, redimensionando, pelo
conhecimento e pela comparação, o seu significado e favorecendo uma melhor
compreensão do contexto brasileiro na sua multiplicidade.
Conteúdos
1. Globalização e Educação.
2. Definição, fins e desenvolvimentos da
educação comparada.
3. Visões e conceitos históricos da
Educação Comparada.
4. O Método da Educação Comparada; como
construir comparáveis.
6. Programas de avaliação no Brasil.
7. Programas de avaliação Internacional.
9. Educação comparada junto aos sujeitos
imigrantes, nas relações étnico raciais e de inclusão.
Métodos Utilizados
Aulas
dialogadas, relatos de experiência, trabalhos em grupo.
Agosto
Dia 06 (Aula 1) – Apresentação do Curso
Educação Comparada
a)
Apresentação da professora;
b)
Apresentação dos alunos e das alunas;
c)
Levantamento dos interesses sobre o que estudar na disciplina intitulada
Educação Comparada.
Dia 13 (Aula 2) – Por uma outra
globalização
Atividade
1 – Apresentação do Programa do Curso
Atividade
2 – Discussão do Tema Globalização e Educação (Documentário – Milton Santos)
O
mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio
Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias
(seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma
entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro
meses antes de sua morte. O cineasta conheceu Milton Santos em 1995, e desde
então tinha planos para filmar o geógrafo. Os anos foram passando e, somente em
2001, Tendler realizou o que seria a última entrevista de Milton (que viria a
morrer cinco meses depois). Baseado nesse primeiro ponto de partida o
documentário procura explicar, ou até mesmo elucidar, essa tal Globalização da
qual tanto ouvimos falar.
O
documentário percorre algumas trilhas desses caminhos apontados por Milton,
vemos movimentos na Bolívia, na França, México e chegamos ao Brasil, na
periferia de Brasília.
Em
Ceilândia, a câmera nos mostra pessoas dispostas a mudar as manchetes dos
jornais que só falam da comunidade para retratar a violência local. Adirley
Queiroz, ex-jogador de futebol, hoje cineasta, estudou os textos de Milton e
procura novos caminhos para fugir do 'sistema' ou do Globaritarismo - termo
criado por Milton Santos para designar a nova ordem mundial.
Milton
Almeida dos Santos (Brotas de Macaúbas, 3 de maio de 1926 - São Paulo, 24 de
junho de 2001) foi um geógrafo brasileiro. Apesar de ter se graduado em
direito, Milton destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia,
em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo. Foi um dos grandes
nomes da renovação da geografia no Brasil ocorrida na década de 1970.
https://www.youtube.com/watch?v=sdSwEezXrAk&t=482s
Atividade
individual 1 - Elaborar três ideias interessantes do documentário
Dia 20 (Aula 3) – Por uma Outra Globalização
Dia 27 (Aula 4) - História e sentido da
Educação Comparada
Bibliografia
FERREIRA,
António Gomes. O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a
construção de uma identidade. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p.
124-138, maio/ago. 2008.
revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/download/2764/2111
KAZAMIAS,
Andreas M. Educação Comparada: uma reflexão histórica. In: Cowen, Robert;
Kazamias, Andreas M; Ulterhalter, Eliane (Orgs). Educação comparada: panorama
internacional e perspectivas; v.1, p. 55-79, Brasília: UNESCO, CAPES, 2012. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000217707
Série
da BBC The World’s Best School
Atividade
individual 2 - elaborar três ideais interessantes de um dos textos.
Setembro
Dia 3
– Semana da Pátria – Não haverá aulas
Dia
10 (Aula 5) – Globalização e Educação
Bibliografia
CONRAD,
Sebastian. O que é história global? São Paulo: Edições 70, 2025. Pg-53-75
DALE,
Roger. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma cultura
educacional mundial comum ou localizando uma agenda globalmente estruturada
para a educação? Educação, Sociedade & Culturas. Lisboa, 2001. N.16,
p.133-160. https://www.scielo.br/j/es/a/bJbBCJS5DvngSvwz9hngDXK/?format=pdf&lang=pt
Atividade
individual 3 - elaborar três ideais interessantes de um dos textos.
Dia 17 (Aula 6) – Educação
& Comparação – Como construir comparáveis?
Bibliografia
DETIENNNE,
M. Construir comparáveis. In: _____. Comparar o incomparável. São Paulo: Ideias
e Letras, 2004, p. 45-68.
GVIRTZ,
Silvina; VIDAL, Diana; BICCAS, Maurilane. As reformas educativas como objeto de
pesquisa em história comparada da educação na Argentina e no Brasil. In.:VIDAL,
Diana e ASCOLANI, Adrián (Orgs.). Reformas Educativas no Brasil e na Argentina:
ensaios de história comparada da educação (1820-2000). Editora Cortez, 2009,
p.13-42.
Atividade
individual 4 - elaborar três ideais interessantes de um dos textos.
Dia 24 (Aula 7) –
Reformas Educacionais Contemporâneas
Bibliografia
GARCIA,
Maria Manuela Alves. Políticas educacionais contemporâneas: tecnologias,
imaginários e regimes éticos.
Revista Brasileira de Educação v. 15 n. 45 set./dez. 2010. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kZTK8sHPWFkvbpwTKfzZqRv/?format=pdf&lang=pt
MAUÉS,
Olgaíses Cabral; JUNIOR, William Pessoa da Mota. O Banco Mundial e as
Políticas Educacionais Brasileiras. Educação & Realidade. V. 39, n. 4,
2014 https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/40923
AZEVEDO,
Giselle Ferreira Amaral de Miranda; CARDOSO, Maria José Pires Barros. As
reformas educacionais no Brasil e os impactos na gestão da Escola Pública.
2010. https://anpae.org.br/iberoamericano2016/publicacao/cntnt/artigos/eixo_1/E1_A029.html
Entrevista
com Helena Bomeny, professora de Sociologia da UERJ. Parte 1 - Reformas Educacionais - Programa complementar
ao curso de Pedagogia Univesp / Unesp -
2008 https://www.youtube.com/watch?v=Vo93Oxf72zA&t=247s&ab_channel=UNIVESP
Entrevista
com Helena Bomeny, professora de Sociologia da UERJ. Parte 2 – Reformas
Educacionais - Programa complementar ao curso de Pedagogia Univesp / Unesp https://www.youtube.com/watch?v=b15Y5lHwpFQ&ab_channel=UNIVESP
Atividade
individual 5 - elaborar três ideais interessantes de um dos textos e
entrevistas.
Outubro
Dia 01 (Aula 8) – Análise do PISA e do Estudo Comparativo
Tema
- PISA (Internacional) Programme for International Student Assessment Este
programa visa avaliar a capacidade dos jovens de 15 anos no uso dos seus
conhecimentos, de forma a enfrentarem os desafios da vida real, em vez de
simplesmente avaliar o domínio que detêm sobre os conteúdos do seu currículo
escolar específico.
Bibliografia
COSTA,
Estela. AFONSO, Natercio. Os instrumentos de regulação baseados no
conhecimento: o Caso do PROGRAMME FOR INTERNATIONAL STUDENT ASSESSMENT (PISA).
Educação Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1037-1055, set./dez. 2009
1037 Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a06.pdf
VILLANI, Maria Luisa;
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Avaliação Nacional e Internacional no Brasil: os
vínculos entre o PISA e o IDEB. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 43,
n. 4, p. 1343-1362, out./dez. 2018
https://www.scielo.br/j/edreal/a/7BLgKmGCDYCQtqQsgJwMnHD/?format=html&lang=pt
SOARES, Sergei Suarez Dillon. NASCIMENTO, Paulo A. Meyer M. Evolução do desempenho cognitivo do Brasil de 2000 a 2009 face aos demais países. Instituto de Pesquisas Aplicadas, Brasília, 2001. http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1641.pdf
Desafios
da Educação: Andreas Schleicher - PISA: Programa Internacional de Avaliação de
Alunos - https://www.youtube.com/watch?v=uKR_uM2g8kU&ab_channel=UNIVESP
Atividade
individual 6 - elaborar três idéias interessantes
Dia 08 (Aula 09) –
Análise de países que participam no PISA
a)
Destino - Brasil
O
Brasil entrou com o pé direito no século XXI para deixar de ser só uma
promessa. Fortalecimento da moeda, queda da inflação, aumento das exportações
viraram manchetes de jornais. Mas qual a relação entre este período de bons
resultados na economia e melhorias efetivas em termos de educação? Como o líder
econômico e político da América Latina pode virar também uma referência em
educação? O Brasil ainda não passou no teste, mas se a transformação está a
caminho, iremos mostrar os bons passos dados na direção certa. E a partir daí
ajudar a entender melhor como cada um dos alunos brasileiros poderá ter uma
educação realmente de qualidade. É fundamental trazer para o seminário os tipos
diferenciados de escolas criadas pelos movimentos sociais e que foram assegurados
pelas políticas públicas, exemplos: escolas indígenas, quilombola, MST, etc.
https://www.youtube.com/watch?v=jp8ZVWU1gl8&ab_channel=CanalFutura
PISA
2022: Por que o Brasil está nas últimas posições em matemática, ciências e
leitura?
https://futura.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/noticia/pisa-2022-por-que-o-brasil-esta-nas-ultimas-posicoes-em-matematica-leitura-ciencias
Avaliação
nacional - Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica são
avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o
objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional
brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=210&Itemid=324 Publicações - http://www.publicacoes.inep.gov.br/resultados.asp?cat=6&subcat=4
Atividade
individual 7 - elaborar três ideias interessantes
Dia 15 (Aula 10) – Semana
da Educação
Dia 22 (Aula 11) – Desconstruindo a Educação Comparada
Nóvoa, Antonio. Ilusões e
desilusões da Educação Comparada: política e conhecimento. Dossiê Temático
"Entre Paris e Pisa: 200 anos de Educação Comparada. Educação Sociedade
& Cultura. https://ojs.up.pt/index.php/esc-ciie/article/view/82/105
DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TAUCHEN,
Gionara; TREVISAN, Amarildo Luiz. A figura do outro na educação comparada: uma
perspectiva de aprendizagem comunicativa. Revista Brasileira de Educação.
V. 23, 2018. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/jxHTxGGHs4FjqgGTR4B46LC/?lang=pt&format=pdf
Atividade
individual 8 - elaborar três ideias
interessantes
Dia 29 – (Aula 12) – Discussão do Trabalho Final
Novembro
Dia 05 – (Aula 13) - Definir o tema
Dia 12 - (Aula 14) - Definir o tema
Dia 19 - (Aula 15) – Seminário Final e Entrega do Trabalho
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